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Psicologia e Norma

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sábado, 2 de abril de 2016

Tema 11: LIBRAS nas escolas




“Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” é o que estabelece o art.3º, IV, CF. Tal titulação nos demonstra a importância de se tutelar as relações entre surdos e ouvintes, através da inclusão, visando, assim, a igualdade de fato. Neste âmbito, analisar a realidade que os envolve no Brasil, com enfoque na educação, é estritamente importante 
            Como disse Émile Durkheim, a educação é base de uma sociedade, assim surdos precisam também ter uma educação de qualidade como algo possível. Segundo o plano nacional de educação (Lei 13.005/2014) especificamente a META 4, que é a de INCLUSÃO, todas as crianças devem ter acesso à educação e atendimento à educação especializada e, que preferencialmente, a criança esteja matriculada no ensino público regular. Entretanto, há um sério problema envolvendo a realidade destas pessoas no Brasil: a falta de indivíduos capacitadas a se comunicar em LIBRAS.
Neste contexto, é importante saber que, existem Leis que regulam este tipo de linguagem, como é o caso do Decreto n° 5626/2005 que estabelece em seus artigos acerca da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS),dispõe, especificamente, sobre a formação dos tradutores, instrutores, a inclusão, garantia à educação, saúde, das pessoas surdas, e inclusão das LIBRAS como disciplina curricular de alguns cursos.

Mas como já mencionado, apesar da legislação consolidada, em primeiro lugar, há o problema de falta de capacitação. Além disso, o acompanhamento psicológico que é muito importante, pois o psicólogo tem um olhar diferenciado e está capacitado a dar orientações para familiares e escola, está deficiente.
Deste modo, Estado, escola e sociedade precisam atuar em conjunto, promovendo a inclusão dos surdos através de medidas como aumento dos cursos de libras, informações relevantes acerca da deficiência para o público em geral, e colocação de intérpretes na escola. Além disso, no Brasil há clínicas que oferecem consultas de psicologia em libras, isso já é considerado um grande avanço e é algo que precisa aumentar significativamente, o que de fato, fará com que a o decreto acima referido se torne mais aplicável em nossa realidade e que a meta 4 seja alcançada.
É importante quebrar o preconceito que algumas pessoas ainda têm com os surdos; temos que ter a consciência que é através da língua de sinais que eles se comunicam, e nós, que somos ouvintes, temos a obrigação de aprender a nos comunicar com eles, para que assim ocorra a inclusão, de fato, extinguindo esta barreira de comunicação entre surdos e ouvintes.


-Por Beatriz Cavalcante e Brenda Roque ;)


Neste link você pode acompanhar pequena gravação acerca do filme " Sou surda e não sabia" : https://www.youtube.com/watch?v=obUemeDJgcI
Link do Decreto mencionado no texto: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm
Link do Plano de metas da educação: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf


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