“Promover o bem de todos, sem preconceitos de
origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” é o que estabelece o art.3º, IV, CF. Tal
titulação nos demonstra a importância de se tutelar as relações entre surdos e ouvintes, através da inclusão, visando, assim, a igualdade de
fato. Neste âmbito, analisar a realidade que os envolve no Brasil, com enfoque na educação, é estritamente importante
Como disse Émile Durkheim, a educação
é base de uma sociedade, assim surdos precisam
também ter uma educação de qualidade como algo possível. Segundo o plano
nacional de educação (Lei 13.005/2014) especificamente a META 4, que é a de
INCLUSÃO, todas as crianças devem ter acesso à educação e atendimento à educação
especializada e, que preferencialmente, a criança esteja matriculada no ensino
público regular. Entretanto, há um sério problema envolvendo a realidade destas pessoas no Brasil: a falta de indivíduos capacitadas a se comunicar em LIBRAS.
Neste contexto, é importante saber que, existem
Leis que regulam este tipo de linguagem, como é o caso do Decreto n° 5626/2005
que estabelece em seus artigos acerca da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS),dispõe,
especificamente, sobre a formação dos tradutores, instrutores, a inclusão,
garantia à educação, saúde, das pessoas surdas, e
inclusão das LIBRAS como disciplina curricular de alguns cursos.
Mas como já mencionado, apesar da legislação
consolidada, em primeiro lugar, há o problema de falta de capacitação. Além
disso, o acompanhamento psicológico que é muito importante, pois o psicólogo
tem um olhar diferenciado e está capacitado a dar orientações para familiares e
escola, está deficiente.
Deste modo, Estado, escola e sociedade
precisam atuar em conjunto, promovendo a inclusão dos surdos através de
medidas como aumento dos cursos de libras, informações relevantes acerca da
deficiência para o público em geral, e colocação de intérpretes na escola. Além
disso, no Brasil há clínicas que oferecem consultas de psicologia em libras,
isso já é considerado um grande avanço e é algo que precisa aumentar
significativamente, o que de fato, fará com que a o decreto acima referido se
torne mais aplicável em nossa realidade e que a meta 4 seja alcançada.
É importante quebrar o preconceito que
algumas pessoas ainda têm com os surdos; temos que ter a consciência que é
através da língua de sinais que eles se comunicam, e nós, que somos ouvintes,
temos a obrigação de aprender a nos comunicar com eles, para que assim ocorra a
inclusão, de fato, extinguindo esta barreira de comunicação entre surdos e ouvintes.
-Por Beatriz Cavalcante e Brenda Roque ;)
Neste link você pode acompanhar pequena gravação acerca do filme " Sou surda e não sabia" : https://www.youtube.com/watch?v=obUemeDJgcI
Link do Decreto mencionado no texto: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm
Link do Plano de metas da educação: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf
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